Open Company

Organizações que usam a metodologia

The Open Company Initiative é uma organização que promove e organiza o connhecimento das open companies, porém não estabelece um padrão. Saiba mais.

Foco nos resultados

Uma open company tem seus membros focados nos resultados da organização, pois os seus ganhos são diretamente proporcionais aos resultados da organização.

Valorização de investimentos

Uma open company pode aplicar pontos distintos a cada investimento realizado, conforme o valor para si, permitindo que sejam valorizados os investimentos que a organização achar importante, além de permitir o balanceamento de oferta e procura de investimentos. A organização pode verificar facilmente o quanto os projetos são importantes em relação aos outros, somente comparando os seus pontos.

Reconhecimento

Se a organização decidir que os pontos de uma open company nunca expirarem, permite que os investidores que contribuíram somente em uma fase de um projeto, sejam remunerados independente de sua participação futura, criando desta forma, uma memória aos investidores por suas contribuições. Nestas situações, como os demais investidores continuarão a investir e gerar mais pontos, o ganho de um investidor inativo é reduzido com o tempo, devido as equações de distribuição.

Motivação

Os membros que não estiverem motivados com os propósitos de uma open company naturalmente não irão investir nos projetos da organização, mantendo somente os membros mais interessados nos resultados da organização.

Valorização de investidores

A open company pode classificar os investidores em relação a importância de seus investimentos, através da comparação de sua pontuação. Além de permitir que os investidores sejam pagos de acordo com a importância de suas contribuições, através de sua pontuação, permite a possibilidade de ascensão na organização, dos membros, de forma justa e transparente. No entanto, pode identificar os membros que não estão investindo adequadamente com as necessidades da organização.

Resultados

Se todos os pontos forem distribuídos pela organização de acordo com a relevância do investimento para a organização, torna possível medir o resultado da organização através da contação de seus pontos.

Afinal, o que é uma open company?

Uma open company tecnicamente é um fundo de investimentos que aceita investimentos de qualquer natureza para se obter um ganho também de qualquer natureza. Apesar de ser bastante similar a um fundo de investimentos, os propósitos dos processos são diferentes. Como qualquer outro fundo de investimento, o gerenciamento da open company acontece através dos seguintes processos:

  • Organização
  • Investimentos
  • Retorno

Ao contrário de um fundo de investimento financeiros, onde os ganhos e os investimentos são unicamente financeiros, os ganhos e investimentos de uma open company não tem restrições, assim como em uma organização qualquer. No entanto, por gerenciar investimentos de qualquer naturezas, é gerenciado de maneira diferente dos fundos de investimento financeiro. Para o gerenciamento de uma open company, precisa-se de algumas estruturas:

A ideia principal é gerenciar uma organização inteira como um fundo de investimentos. Outra ideia principal é a não remuneração de serviços prestados à organização, mas sim o retorno dos ganhos advindos de investimentos de serviços para organização, através dos seus membros.

Canal de comunicação

O canal de comunicação é um lugar ou meio que permite aos investidores informarem e serem informados das situações e decisões durante todo o tempo de existência da organização. Tem a função de apresentar a conjuntura do ambiente da organização e suas respectivas atualizações, apresentar propostas dos membros da organização e as respectivas opiniões dos outros membros, apresentar a situação das propostas que se tornaram projetos, assim como, a comunicação organizacional em geral.

Ilustração de um painel de comunicação

Registro de investimentos

O registro de investimentos é um local confiável e auditável aos membros da organização para registarem os seu investimentos e as respectivas pontuação. A cada investimentos realizado, a critério da organização, são definidos uma quantidade de pontos. The Open Company Initiative recomenda que um ponto seja equivalente a um dólar. Fica a critério da organização usar a recomendação como desejar.

Exemplo de registro de investimentos

DesenvolvedorInstanteInvestimentoValor
João01/01/2019 00:00Especificação100 pto
Maria 01/01/2019 02:00 Produção dos componentes A150 pto
Maria01/01/2019 04:00 Produção dos componentes B250 pto
José 01/01/2019 06:00 Montagens e testes300 pto
Evolução do acumulo de pontos
Contribuição dos investimentos
Contribuição dos desenvolvedores

Registro de ganhos

O registro de ganhos é um local confiável e auditável aos membros da organização, para registarem e armazenarem os ganhos da organização. Ao ocorrer um evento definido pela organização, essa divide a soma de todos os ganhos da organização pela soma todos os pontos de todos os membros. A partir desta divisão, a organização distribui os ganhos a cada membro, da acordo a sua pontuação.

\textcolor{#007070} {cotação = \frac{\sum {ganho_{todos}}}{\sum{ponto_{todos}}}}

Cálculo da cotação dos pontos da organização

Exemplo de cálculo de cotação

cotação = \frac{\$ 1000}{(100+150+250+300) pto} = \bold {\$ 1,25/pto}

Conforme exemplo de registro de investimentos e calculo da cotação dos pontos da organização.

\textcolor{#007070} {ganho_{desenvolvedor} = cotação \cdot \sum {ponto_{desenvolvedor}}}

Cálculo do ganho de cada desenvolvedor

Exemplo de registro de ganhos

InstanteOrigemDestinoGanho*Saldo**
01/01/2019 07:00clienteorganização $ 1000,00$ 1000,00
01/01/2019 08:00organizaçãoJoão$ 125,00$ 875,00
01/01/2019 08:10organizaçãoMaria$ 500,00$ 375,00
01/01/2019 08:20organizaçãoJosé$ 375,00$ 0,00

* Resultado do cálculo de ganho de cada desenvolvedor.
** Saldo da linha anterior + ganho da linha atual.

Evolução do fluxo de caixa

Desenvolvimento

Concepção

  1. Estabelecimento de um grupo de membros administradores para o gerenciamento da open company.
  2. Estabelecimento de um canal de discussão entre os membros da organização para poderem determinar as definições iniciais da open company.
  3. Definição de pelo menos um tipo de ganho que possa ser distribuído entre os membros da organização.
  4. Estabelecimento do registro de investimentos e do registro de ganhos.

Ideação

  1. Identificação, com a inclusão no canal de comunicação, das situações do ambiente interno e externo da open company, assim como, de propostas para as situações.
  2. Atualização das situações e propostas, como também, apresentação das opiniões dos membros sobre cada situação ou proposta.
  3. Arquivamento das propostas com com poucas opiniões.
  4. Transformação das propostas com mais opiniões positivas em projetos, definindo o proponente como gerente do projeto.

Investida

  1. Publicação dos projetos com as suas necessidades de investimentos.
  2. Aplicação e registro de investimentos de qualquer natureza nos projetos.
  3. Recolhimento e registro de ganhos advindos das aplicações.

Pagamento

  1. Definição dos pontos da organização, através da soma de todos os pontos gerados a partir dos investimentos aplicados.
  2. Definição dos ganhos da organização, através da soma de todos os ganhos adquiridos.
  3. Definição da cotação dos pontos da organização, através da divisão dos ganhos da organização pelos pontos da organização.
  4. Entrega dos ganhos aos investidores, através da multiplicação dos pontos do investidor pela cotação dos pontos.

Organização e papéis

Hierarquia de papéis

Externos

São os clientes, fornecedores e parceiros que não são membros da organização. Não necessariamente precisam ter acesso às informações internas da organização. Deve ser possível a esses, a troca de valores, assim como a proposição de idéias, além de registro de situações.

Desenvolvedores

São os membros da organização que propõem e executam projetos. Devem ter acesso a todas as informações da organização. Podem propor e gerenciar projetos, podem realizar investimentos e adquirir pontos, podem declarar suas opiniões sobre as situações e projetos, assim como, receber retornos de investimentos de acordo com a sua pontuação.

Administradores

Apesar de também serem desenvolvedores, têm a função de gerenciar os outros desenvolvedores, assim como os processos organizacionais. Devem permitir um ambiente agradável aos desenvolvedores e propício aos investimentos.

Resumo dos papéis

Descendência de permissões
PermissãoExternosMembrosAdministradores
Trocar valoresSimSimSim
Propor ideiasSimSimSim
Opinar sobre ideiasSimSimSim
Registrar situaçõesSimSimSim
Opinar sobre situaçõesSimSimSim
Participar de projetosNãoSimSim
Aplicar investimentosNãoSimSim
Ganhar pontosNãoSimSim
Receber ganhosNãoSimSim
Gerenciar externosNãoSimSim
Gerenciar projetosNãoSimSim
Gerenciar registo de pontosNãoNãoSim
Gerenciar registros de ganhosNãoNãoSim
Gerenciar processos organizacionaisNãoNãoSim
Gerenciar desenvolvedoresNãoNãoSim
Gerenciar administradoresNãoNãoSim

Entra em contato e saiba mais.